Nosso Telefone 42. 3232 1159

Notícias

06/01/2011 - 11h24
Cuidado com a água que você toma
Com a chegada da temporada de verão, quem vai passar as férias no litoral precisa ficar atento com o que consome. Ingerir água contaminada pode causar doenças como hepatite A, parasitoses e infecções intestinais que provocam desidratação e pode levar ao internamento.
Um dos problemas é que a casa da praia fica fechada por vários meses e a limpeza da caixa d’água nem sempre é lembrada pelos veranistas. José Luis Andrade Neto, diretor científico da Sociedade Paranaense de Infectologia, alerta que as pessoas chegam à casa de praia e se esquecem de fazer a limpeza da caixa d’água. “A higiene é suficiente para manter a água tratada”, ressalta o médico.
E não é só a água do reservatório de casa que pode conter contaminação, a água comprada em garrafinhas na praia, galões e até mesmo o mar podem causar infecções no estômago e intestino. É preciso manter a higiene no depósito onde as garrafas d’água ficam armazenadas. Caso o veranista duvide da limpeza da garrafinha, lavá-las com água e sabão é o suficiente. “Não é necessário usar produtos químicos para a limpeza”, explica Neto.

O galão d’água também necessita dos mesmos cuidados assim como os utensílios de cozinha como jarras, vasilhas e copos onde a água é depositada para o consumo. O médico ressalta que a limpeza desses objetos que geralmente ficam guardados durante muito tempo precisa ser feita com água, sabão ou detergente. “Muitas vezes a água é boa, mas o recipiente está contaminado”, alerta Neto.
Desenvolvido por Kowata Stúdio Web